A medida que nosso filhos crescem eles parecem tão distante de nos que acabamos perdendo a influencia neles e isso é um grande risco se queremos criar filhos bem sucedidos, respeitosos e com inteligência emocional.
É verdade que se usarmos uma abordagem consciente quando nossos filhos são mais novos, será mais fácil para eles quando forem mais velhos. Mas você pode começar essa abordagem a qualquer momento e verá uma diferença no comportamento de seu filho muito rapidamente.
Como?
1. Regule suas próprias emoções.
Esta é a sua responsabilidade parental número 1. Quando você fica chateada, você aumenta o drama. Seu filho se sente menos seguro e, portanto, fica mais irritado. Quando você permanece calma, você acalma a tempestade e abre espaço para uma comunicação significativa.
2. Reconecte-se com seu filho.
Sempre conecte antes de corrigir. A única razão para ele cooperar é a conexão dele com você; portanto, quando estiver estabelecendo limites, tenha empatia ao mesmo tempo. Se ele está agindo mal, ele está se sentindo desconectada, então às vezes a única coisa que você precisa fazer é se conectar.
3. Treine seu filho em vez de puni-lo.
Isso significa que você estabelece limites conforme necessário, mas vê isso do ponto de vista do seu filho e reconhece as emoções dele, incluindo as emoções dele em relação aos limites que você está estabelecendo. Isso ajuda as crianças a permanecerem conectadas para que queiram cooperar. E isso os ajuda a “fazer amizade” com suas emoções, para que possam regulá-las melhor. Uma vez que conseguem regular as emoções, podem regular o comportamento. Em seguida, treine seu filho para limpar a própria bagunça ou consertar um relacionamento que ele prejudicou.
Exemplo:
Seu filho de sete anos fica interrompendo você enquanto você trabalha em casa.
Ele não consegue jogar sozinho. Você começa a gritar com ele, então percebe que sua reação é um sinal para respirar fundo e dar uma segunda olhada. Você percebe que ele está se sentindo desconectado e precisa de algum reabastecimento seu. Você diz ao seu colega que ligará de volta em uma hora. Você desliga e diz:
“Você tentou chamar minha atenção a tarde toda… Estou fechando meu computador e desligando meu celular. Você tem toda minha atenção por vinte minutos. Vamos definir um cronômetro. O que devemos fazer? “