Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar na alfabetização do seu filho

Como ajudar na alfabetização se seu filho? Ensinar seus filhos a ler é uma grande responsabilidade. Não só exige que você tenha a paciência de um santo, mas também que seja capaz de entender como as crianças aprendem melhor.

Felizmente para você, temos algumas dicas sobre como ajudar na alfabetização de seu filho!

Primeiras coisas primeiro: não se estresse! Se seu filho não está aprendendo a ler imediatamente, isso não significa que ele está condenado. Significa apenas que demora um pouco mais do que as outras crianças, então você precisa ser paciente e continuar tentando.

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para que eles comecem:

Respeitar o ritmo da criança

Certifique-se de que eles estão prontos para isso: se seu filho ainda não tiver idade suficiente ou tiver alguns atrasos no desenvolvimento, não se preocupe – eles chegarão lá eventualmente! 

Apenas se certifique de que, quando chegar a hora, você esteja pronto e disposto com livros, flashcards e qualquer outra coisa que os ajude a aprender novas palavras rapidamente.

Possuir um ambiente alfabetizador é essencial para que as crianças ganhem maior afinidade com a língua escrita. No entanto, isso não significa que o processo será rápido, pois cada criança possui seu ritmo. É preciso ter isso em mente.

Leitura

Isso é o principal de qualquer processo de alfabetização. Dar o exemplo de leitura fará com que a criança se habitue àquele hábito e isso impulsiona seu interesse por ela.

Leia com eles todos os dias: ler juntos é uma maneira incrível de as crianças aprenderem como as palavras funcionam juntas em frases e parágrafos – também as ajuda a construir seu vocabulário, expondo-as a novas palavras diariamente! 

Nós já fizemos um texto sobre como incentivar o hábito de leitura, é só clicar aqui.

Material escrito

Uma das dicas mais famosas de alfabetização é a disponibilização de material de leitura para a criança. Livros, quadrinhos, poesias… todos podem acabar despertando o interesse do seu filho. 

Ainda que possua muitas imagens, o que faz com que a história faça sentido são as palavras e a vontade de entender melhor o que está acontecendo é um atrativo para o desenvolvimento da leitura. E quanto mais se lê, melhor se lê.

Também é possível fazer algumas coisas pela casa, como o nome de objetos que sempre vê. 

Vamos falar mais sobre o cotidiano da família.

Pequenos desafios no da a dia

O cotidiano da família pode ser uma mina de oportunidades para a alfabetização do seu filho. Um bom exemplo é como a criança começa a apontar para os objetos e perguntar suas cores: o mesmo pode ser feito com as letras!

Quando for dar um passeio, outdoors, placas de trânsito e outros elementos da rua podemos ser um material de desafio. Seus brinquedos e as refeições também podem ajudar a fazê-lo começar a identificar letras e sílabas.

Exercícios de escrita

Existem vários brinquedos que possuem o objetivo de ajudar na alfabetização, além de outros objetos da casa. No entanto, a chave é estar na convivência da criança. Por ver aquilo com mais frequência e treinar suas letras e sons toda vez, o processo será mais rápido.

Procure ver o que seu filho mais utiliza no dia a dia e treine a escrita de cada letra, então de cada sílaba. Comece com objetos pequenos, como bola ou copo.

Atitude positiva dos pais

O seu apoio fará toda a diferença nesse processo. Lembre-se que ler e escrever mais tardiamente não significa que haja algo de errado. Cada criança aprende em seu tempo, e brigar por errar uma palavra não irá ajudar.

Tenha paciência nesse processo e, caso julgue necessário, procure um pediatra para que ele diga se deve se preocupar ou não.

No mais, procure fazer dessa uma jornada divertida, tanto para você quanto para seu filho!

Michelle Viegas Bottrel Psicóloga e Neuropsicóloga CRP04/46900

Redes Sociais

NEWSLETTER

Receba semanalmente nossa Newsletter