Se perguntando como e por que deveria acompanhar as atividades escolares de seu filho? É de extrema importância que exista a participação dos pais na vida escolar dos pequenos.
Além de explicar por que o acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos é importante, também trazemos uma lista de coisas que pode fazer na prática para ter certeza que ele está indo bem na escola.
Primeiro, vamos ver qual é a importância de acompanhar as atividades escolares de seu filho.
Por que é importante acompanhar a vida escolar?
Quando você se envolve na vida escolar de seus filhos verdadeiramente, eles se sentem mais seguros e confiantes. O seu apoio faz que possuam incentivo para melhorar o desempenho e eles conseguem dar continuidade nos estudos em casa.
No entanto, é possível que a rotina de trabalho dos pais possa tornar esse acompanhamento mais difícil de ser realizado. Então, como fazer?
Existem algumas coisas que pose-se fazer nesse caso para que esse apoio seja possível:
- elaborar um cronograma de estudos e adaptar a sua rotina para esse cronograma;
- ter momentos de brincadeiras, de preferência de modo educativo com o que é aprendido na escola;
- conversar com os filhos sobre o que aprendeu e como está se saindo nas atividades escolares;
- identificar dificuldades que seu filho possa estar passando no processo de aprendizagem;
- agendar uma conversa com os professores para saber deles como seu filho está se saindo.
No entanto, não é apenas isso, existem formas de garantir que esse acompanhamento possa fazer um efeito real. Confira:
Seguir uma rotina
É bom que o cronograma que vocês elaboraram seja implementado de modo que vire rotina. Além do rendimento do seu filho melhorar, você consegue saber seus horários e atividades de perto.
Fazendo isso, é possível evitar a procrastinação e distrações que possam fazer seu filho se concentrar. Com o cronograma de rotina ainda vai ser possível identificar as dificuldades que possam levar a atrasos, criando um fluxo saudável.
Disponibilizar ajuda
Deixe seu filho saber que você está caso precise de algum apoio. Caso não te chame para ajudá-lo, consiga um tempo para conversar para saber como ele está indo (e a dica de perguntar para os professores também entra aqui!)
Valorize as conquistas da criança
Comemore as conquistas dos seus filhos, como o aumento de uma nota em uma matéria que tenha dificuldade. Isso vai incentivá-lo a continuar a estudar para ir cada vez melhor nos estudos.
Qualquer melhora no desempenho, elogios do professor, etc. Você precisa mostrar que essas coisas são importantes e são vitórias. Isso não significa que seja necessário prometer recompensas exageradas, mas mostrar que o avanço nos estudos é fundamental.
Buscar ajuda de um profissional, se necessário
É possível que seu trabalho não te deixe adaptar à rotina de seu filho. Também é comum que os filhos passem a não contar algumas coisas para os pais conforme crescem e começam sua busca por independência.
Caso seu filho esteja passando por dificuldades e esse acompanhamento não possa ser feito ou não esteja dando tão certo, procurar um profissional pode sim ser a melhor opção.
No entanto, procure assegurar seu filho que está lá por ele. Ainda procure saber se se adaptou ao método do profissional contratado e se as atividades escolares estão bem coordenadas.
Afinal, como falado, o maior benefício desse acompanhamento é seu filho saber que está lá por ele.