Saber quanto tempo de tela seu filho deve ficar pode evitar diversos problemas que a tecnologia traz, como ansiedade e depressão, transtornos de sono e alimentação, irritabilidade, entre outros.
Essas consequências parecem assustadoras – e são! No entanto, é possível controlar estabelecendo limites para tempo de tela e incentivando passatempos mais saudáveis. Além disso, é possível, inclusive, usar a tecnologia de maneira positiva.
Vamos, primeiro, ver o tempo que as autoridades recomendam para o seu filho passar nas telas por idade!
Tempo de Tela – pela Sociedade Brasileira de Pediatria
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou muitos estudos sobre o tema, publicando orientações que focam na diminuição do tempo de tela para as crianças.
As recomendações são focadas em evitar transtornos de saúde e problemas como os mencionados acima. O tempo recomendado por ela é:
- Menores de 2 anos: evitar exposição às telas, mesmo que de modo parcial;
- 2 a 5 anos: limite de uma hora por dia, sempre com supervisionada por um adulto;
- 6 a 10 anos: limite de uma ou duas horas por dia, ainda com supervisão constante;
- 11 a 18 anos: manter a exposição às telas entre 2 a 3 horas por dia. Evitar deixar que os adolescentes virem a noite em jogos e outras atividades do tipo e monitorar o que é assistido e feito por eles online.
Tempo de Tela – pela Academia Americana de Pediatria
A Academia Americana de Pediatria (AAP) já elaborou várias ferramentas de apoio online para famílias e cuidadores de crianças, incluindo para ajudar a gerenciar a exposição das crianças à mídia.
A AAP ressalta a importância de planejar, traçar limites e construir regras aplicáveis. Além disso, também recomenda dar prioridade às brincadeiras sem telas e internet até os 18 meses. Veja o tempo de tela:
- Menores de 18 meses: evitar o uso de telas. A exceção é o caso de videochamada com parentes e pessoas próximas. O objetivo é o desenvolvimento de laços afetivos;
- De 18 a 24 meses: as mídias devem ser usadas por períodos curtos. Programas de alta qualidade e acompanhamento dele, ajudando as crianças a entenderem o que está passando. A sugestão é que o tempo de tela foque na qualidade;
- De 2 a 5 anos: o uso de tela não deve ultrapassar 1 hora por dia. É ideal que os pais sempre acompanhem para auxiliar a garantir a qualidade e segurança dos pequenos online;
- A partir de 6 anos: não há um limite estabelecido de tempo. Cabe aos pais encontrarem os limites que consideram adequados. É possível, inclusive, conversar com a criança para chegar a um acordo razoável, considerando as outras obrigações e atividades.
Tempo de Tela – pela Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) é outra entidade que elaborou recomendações sobre o tema. Além disso, com base em estudos acerca dos efeitos das telas nas crianças e adolescentes, a entidade apresentou os seguintes parâmetros:
- Até 1 ano: o contato com telas não é recomendado;
- 1 ano: privar o tempo de inatividade nas telas, sempre priorizando programas educacionais ou que estimulem atividades benéficas para a criança;
- 2 anos: limite de até uma hora, mas sempre procurar o máximo possível evitar seu uso;
- Entre 3 e 4 anos: o tempo sedentário não deve ser mais que uma hora ao dia.
Boas práticas
Além da recomendação do tempo de tela, todas as entidades procuraram recomendar boas práticas com elas. Um exemplo é encerrar as atividades com telas em torno de duas horas antes de dormir.
Outro exemplo é evitar o uso de tela enquanto outras atividades são realizadas, como refeições.
Desligar as notificações dos aplicativos mais frequentes pode ser uma boa solução também, pois seu filho não ficará curioso ao acessar aquele aplicativo.
Se quiser saber quanto tempo seu filho passa nas telas atualmente, é possível encontrar essas informações mesmo no próprio aparelho.
No Android, abra as configurações e toque na aba “Bem-estar digital e controle parental”; Em seguida, selecione “Bem-estar digital”; No campo “Tempo de tela”, já é possível ver a quantidade de tempo no dia e os aplicativos mais frequentes.
No IOS, vá para as configurações do iPhone e toque em “Tempo de Uso”. Além disso, na parte superior da tela, pode ver o gráfico com o tempo e a média diária de uso do smartphone na semana.
É possível perceber que não há um consenso sobre os tempos ou métodos de controle, mas a limitação do tempo é essencial para que a criança cresça com saúde é unânime.